quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
A Crise em Portugal
- A Península Ibérica não foi excepção. Também aqui se viveram as guerras fernandinas.
- Em Portugal, foram criadas leis para combater os efeitos da crise: D. Afonso IV publicou as Leis do Trabalho e D. Fernando a Lei das Sesmarias.
- A todo este cenário de crise social e económica veio juntar-se, em 1383, uma crise dinástica. Celebrou-se o Tratado de Salvaterra de Magos, no qual ficaram estabelecidas as regras de sucessão ao trono de Portugal, de forma a garatir a autonomia.
- Face à possibilidade da perda de inependência, o Mestre de Avis, com o apoio da burguesia, liderou um movimento revolucionário. A sua aclamaão aconteceu na sequência das Cortes de Coimbra, mas a afirmação da independência nacional concretizou-se com a Batalha de Aljubarrota.
Em Resumo... Século XIV
- Se o século XIV representou para a Europa momentos de prosperidade e crescimento das cidades, foi também um dos séculos mais calamitosos da história europeia.
- A Europa foi afectada por uma sucessão de maus anos agrícolas, que provocaram longos períodos de fome e, por consequência, o aumento da mortalidade.
- O ambiente tornou-se favorável à propagação de doenças e epidemias, como foi o caso da Peste Negra, responsável pela morte de cerca de um terço da população da Europa provocando uma grave quebra demográfica.
- Esta situação provocou não só um diminuição da circulação de produtos, como a desvalorização monetária e o aumento sucessivo dos preços e dos impostos. Estes factores conduziram a uma grave crise económica que fez descer o nível de vida sobretudo nas cidades.
- Este foi um século marcado por lonfos conflitos como a Guerra dos cem anos, que opôs a França e a Inglaterra.
Subscrever:
Mensagens (Atom)