segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Boas Festas







A Prof. Alexandra Vidal deseja a todos os alunos e respectivas famílias um Natal muito feliz e um ano novo cheio de saúde e solidariedade!!!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Crise em Portugal






  1. A Península Ibérica não foi excepção. Também aqui se viveram as guerras fernandinas.


  2. Em Portugal, foram criadas leis para combater os efeitos da crise: D. Afonso IV publicou as Leis do Trabalho e D. Fernando a Lei das Sesmarias.


  3. A todo este cenário de crise social e económica veio juntar-se, em 1383, uma crise dinástica. Celebrou-se o Tratado de Salvaterra de Magos, no qual ficaram estabelecidas as regras de sucessão ao trono de Portugal, de forma a garatir a autonomia.


  4. Face à possibilidade da perda de inependência, o Mestre de Avis, com o apoio da burguesia, liderou um movimento revolucionário. A sua aclamaão aconteceu na sequência das Cortes de Coimbra, mas a afirmação da independência nacional concretizou-se com a Batalha de Aljubarrota.

Em Resumo... Século XIV















  • Se o século XIV representou para a Europa momentos de prosperidade e crescimento das cidades, foi também um dos séculos mais calamitosos da história europeia.




  • A Europa foi afectada por uma sucessão de maus anos agrícolas, que provocaram longos períodos de fome e, por consequência, o aumento da mortalidade.




  • O ambiente tornou-se favorável à propagação de doenças e epidemias, como foi o caso da Peste Negra, responsável pela morte de cerca de um terço da população da Europa provocando uma grave quebra demográfica.




  • Esta situação provocou não só um diminuição da circulação de produtos, como a desvalorização monetária e o aumento sucessivo dos preços e dos impostos. Estes factores conduziram a uma grave crise económica que fez descer o nível de vida sobretudo nas cidades.


  • Este foi um século marcado por lonfos conflitos como a Guerra dos cem anos, que opôs a França e a Inglaterra.










sábado, 21 de novembro de 2009

domingo, 15 de novembro de 2009

Dúvidas - objectivos 5 e 15

Objectivo 5 - Explica a importância do clero na época medieval:
- era o único grupo social que sabia ler e escrever
- dava apoio espiritual a toda a população e transmitia os valores cristãos
- estava isento de impostos (imunidade)
- possuía grandes propriedades - os Coutos

Objectivo 15 - Caracteriza as feiras medievais:
- apareceram com o desenvolvimento da agricultura (excedentes) e da população
- permitiram o desenvolvimento do comércio
- os reis concediam as cartas de feira que eram documentos que fundavam feiras, em determinados locais, e onde concediam privilégios aos comerciantes, tais como: não pagarem impostos.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os Grupos Sociais




1. Identifica os grupos sociais representados nas figuras (A, B e C) e quais as suas funções.
- a fig.1 é o clero e a sua funçao é rezar e proteger os pobres e mendigos.
- a fig.2 são os camponeses e os artesãos e as suas funções são trabalhar e pagar impostos.
- a fig.3 é a nobreza e a sua função é combater, defender todos aqueles que vivem nos seus senhorios e prestar homenagem ao rei.

domingo, 8 de novembro de 2009

O Clero - Scriptorium (escritório)


O poder da escrita estava nas mãos clérigos que elaboravam documentos para os nobres e a realeza, mas também belos códices (livros feitos à mão) que perduraram até aos nossos dias!!!








Estou aqui hoje para falar sobre a sociedade em que vivo. A posição social de uma pessoa depende do seu nascimento. O filho dos nobres, senhores feudais, são nobres toda a vida. Já eu que sou filho de camponês e trabalho duro, vou ter que ser servo a minha vida toda... Ah! E sem falar que eu estou cheia de deveres ao meu senhor... oh! Eu acho isso injusto, porém não posso fazer nada.
Mas já que estou aqui, vou terminar de contar mais algumas coisas sobre a minha sociedade. Vamos ver uma forma de eu explicar, unh...
Já sei! Em forma de uma pirâmide, no topo temos os oratores ( clero), também no topo os belatores ( nobres, guerreiros) e na base os laboratores ( camponeses) que é o meu povo.
Especificando mais sobre o clero ( pois eu gosto deles), ele é formado pelo, papa,cardeais,bispos,abades,
monges e padres. A maioria deles são nobres e possuem feudos.
Já nos nobres têm Reis, duques, barões, condes, marqueses e o seu princípio é a guerra.
Ah! e uma curiosidade: O nobre desde a infância é preparado para a vida militar. Aos 7 anos aprende a montar a cavalo e manejar armas. Muito cedo não é?? Por hoje já chega de falar sobre sociedade feudal...

Feudalismo




Prevaleceram na Idade média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem estendiam-se por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.Todos os poderes, jurídico, económico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

sexta-feira, 6 de novembro de 2009