segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Boas Festas







A Prof. Alexandra Vidal deseja a todos os alunos e respectivas famílias um Natal muito feliz e um ano novo cheio de saúde e solidariedade!!!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Crise em Portugal






  1. A Península Ibérica não foi excepção. Também aqui se viveram as guerras fernandinas.


  2. Em Portugal, foram criadas leis para combater os efeitos da crise: D. Afonso IV publicou as Leis do Trabalho e D. Fernando a Lei das Sesmarias.


  3. A todo este cenário de crise social e económica veio juntar-se, em 1383, uma crise dinástica. Celebrou-se o Tratado de Salvaterra de Magos, no qual ficaram estabelecidas as regras de sucessão ao trono de Portugal, de forma a garatir a autonomia.


  4. Face à possibilidade da perda de inependência, o Mestre de Avis, com o apoio da burguesia, liderou um movimento revolucionário. A sua aclamaão aconteceu na sequência das Cortes de Coimbra, mas a afirmação da independência nacional concretizou-se com a Batalha de Aljubarrota.

Em Resumo... Século XIV















  • Se o século XIV representou para a Europa momentos de prosperidade e crescimento das cidades, foi também um dos séculos mais calamitosos da história europeia.




  • A Europa foi afectada por uma sucessão de maus anos agrícolas, que provocaram longos períodos de fome e, por consequência, o aumento da mortalidade.




  • O ambiente tornou-se favorável à propagação de doenças e epidemias, como foi o caso da Peste Negra, responsável pela morte de cerca de um terço da população da Europa provocando uma grave quebra demográfica.




  • Esta situação provocou não só um diminuição da circulação de produtos, como a desvalorização monetária e o aumento sucessivo dos preços e dos impostos. Estes factores conduziram a uma grave crise económica que fez descer o nível de vida sobretudo nas cidades.


  • Este foi um século marcado por lonfos conflitos como a Guerra dos cem anos, que opôs a França e a Inglaterra.